Trabalho em altura

Agosto 10, 2022 - Tempo de leitura: 4 minutos

Para o trabalho em altura, é preciso estar com o cinturão adequado para cada tarefa.

Além disso, precisamos estar atentos e atracar os dois talabartes, isso é norma, viu?

A norma 35 (NR-35) estabelece que acima de dois metros já devemos nos preparar para o trabalho em altura.

E também que devemos estar treinando e capacitado para desenvolver as atividades.

Sem contar que precisamos fazer uso de todos os EPI's corretamente.

Existe no mercado diferentes tipos de cinturões, com regulagens especializadas, fabricados com diferentes materiais (como poliéster; sintético; fita de aramida; anti-chama), uma variedade de opções para você encontrar o que melhor atende sua necessidade.

Acesso seguro para trabalho em altura

Outro fato que precisamos nos atentar é quanto ao acesso seguro, isso por que, se estamos trabalhando em locais altos e de difícil acesso precisamos promover um acesso adequado. Que pode ser andaime, plataforma ou escada, por exemplo.

E importante lembrar que toda ferramenta ou andaime precisam ser inspecionados. E a inspeção em andaime precisa ser feita com muito critério.

Andaime

Alem do mais, andaime com vários níveis de tablado, precisam ter as escadas alternadas, ou seja, se uma escada estiver de um lado, a outra escada precisa estar em lado diferente. Fazendo com que o usuário esteja sempre seguro para acessar o nível superior ou inferior. Outra questão importante nessa situação é montar a escada na parte interna do andaime.

Precisamos nos preocupar também com os modelos de Andaime e qual tipo de andaime usar na obra.

Linha de vida: proteção coletiva para trabalho em altura

Linha de Vida é uma estrutura onde atracamos os dois talabartes do cinto de segurança. Nesse caso ela é considerada um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), pois suporta mais de um colaborador simultaneamente, na maioria dos vezes.

A linha de vida é muito importante pois possibilita que o trabalhador se locomova com mais desenvoltura e segurança e deve ser implantada sempre que não houver alternativa para se criar um acesso seguro.

Outras formas segura de executar trabalho em altura

Existem várias formas de fazer o trabalho em altura:

  • Alpinismo irata;
  • Cadeira suspensa;
  • Balancinho suspenso;
  • Escadas;
  • Andaime;
  • Entre outros.

Epi para trabalho em altura

Para realizar trabalho em altura não podemos nos esquecer do cinto de segurança. Além de luva, botina, capacete óculos, e sempre Epi's homologados pelos órgãos responsáveis.

Links

Sobre